terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Robô

Robô seguidor de linha preta


Circuito esquemático

Circuito Impresso

Posicionamento dos componentes na placa
Componentes

Resistências
R1 e R4 – 680Ω
R2 e R5 – 10kΩ
R3 e R6 – 2,2kΩ



Transístores
Q1 e Q4 – BD140
Q2 e Q5 – BC 557
Q3 e Q6 – BC 547



Acopladores ópticos
CI (1) e CI (2) – cny 70


Vários
J1 – Alimentação
J2 e J3 – Motores

Atenção
A Ligação dos sensores (CNY 70), se trocar a ligação do fotodiodo com a da fototransístor ele queima de imediato.


Imagens finais




4 comentários:

Fábio disse...

alguem me pode dizer se isto esta a funcionar, eu fiz e o robo nao da. sera os cny70 que queimaram?

Unknown disse...

Eaee.
Estou fazendo o mesmo tipo de robo seguidor de linha.

Mas nao encontro os sensores cny70 em nenhum lugar. Teria como voce me dar o endereço de e-mail da loja que voce comprou?

Me add no msn: nando_outside@hotmail.com

samir disse...

poderia me informar que tipo de acoplador optico você usou

samir disse...
Este comentário foi removido pelo autor.