terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Projecto Testador de Cabos CAT 5

Projecto Testador de Cabos CAT 5


Construa um testador de cabos CAT5 LAN (rede local) utilizando poucos componentes comuns.


Diagrama da unidade transmissora.


Circuito Impresso



Descrição do esquema

Entre os componentes utilizados neste projecto há um CI temporizador (555) e um contador de décadas (NTE4017B). O CI 555 funciona em modo instável enviando um pulso, através do pino 3, a cada 1/4 de segundo. Através do pino 14, o contador de décadas é incrementado de Q0 a Q4 (pinos 3, 2, 4, 7 e 10). Os transístores, NPN, funcionam chave ando a corrente. O condensador C2 e o resistência R4 fazem o recete o contador quando o primeiro diodo conduzir. O pino 1 (Q5) do contador de décadas está conectado, em loop, ao pino 15, através do diodo D1. Isto evita que a contagem continue até Q9, retornando para Q0. Um condensador de cerâmica, 0.01nf, pode ser adicionado entre o pino 5 do CI555 e o terra (GND). Normalmente, eu deixo sem.

Esquema da unidade receptora




Circuito Impresso

Descrição do esquema

Possui 4 LEDs (diodos luminosos) de duas cores e resistências. Se desejar, utilize 8 LEDs. A razão de utilizar diodos de duas cores se deve aos testes de polaridade de cada par de fios do cabo testado. O conector fêmea desta unidade possui nível alto, sendo conectada ao ânodo dos LEDs verde. Se os fios listrados (ex.: laranja / branco) e o "sólido" (ex.: laranja) estão invertidos, então o LED vermelho é polarizado.

Os números representam os pinos dos conectores RJ - 45, para o padrão EIA / TI 568A e 568B.

Para 568A, temos:


par 1 = Azul & Azul / Branco

par 2 = Laranja & Laranja / Branco

par 3 = Verde & Verde / Branco

par 4 = Castanho & Castanho / Branco

Para 568B, troque o segundo e terceiro par - inverter o par laranja com o verde.

par 1 = Azul & Azul / Branco

par 2 = Verde & Verde / Branco

par 3 = Laranja & Laranja / Branco

par 4 = Castanho & Castanho / Branco

Para fazer um cabo Crossover, faça uma extremidade 568A e a outra 568B.

Pares de fios devem ter a mesma cor primária, exemplo: laranja / laranja com branco, azul / azul com branco, etc.

Usando o testador

Pode ser usado para testar apenas um cabo CAT5 ou para cabos instalados com auxílio de 2 cabos.

Para testar um único cabo, conecte um extremo no transmissor e o outro no módulo indicador (remoto). Ligue a chave do transmissor e veja que no indicador todas as luzes verdes devem acender na seguinte ordem: par 1, par 2, par 3, par 4; para o padrão de cabo directo. No teste de um cabo crossover, os LED's irão acender na ordem: 1, 3, 2, 4. Se um LED vermelho acender significa que a polaridade para o par está invertida.

Para teste da instalação na parede, use 2 cabos auxiliares e ponha o módulo indicador no conector da parede e o transmissor no patch panel da outra sala. Ligue o transmissor e verifique o indicador pela sequência e polaridade correcta.

Imagens finais

16 comentários:

HeitorHP disse...

BOM DIA AMIGO,gostei muito da postagem ensinando a faser um testador de cabos de rede, mais eu gostaria de se possivel que voc~e me mandasse o projeto completo para faser um, eu estou fasendo um trabalho de eletrõnica e estava precisando de um esquema de uma placa de testador de cabo de rede, bem como os materiasi que compoem ela, se tiver meu email é heitorhp@hotmail.com, obrigado!!!

Carlos disse...

Bom dia
meu amigo gostei do seu projeto, teria como me enviar uma copia e a relaçao dos componentes, para que eu possa fazer um trabalho?
Agradeço e aguardo.meu email chperoni@gmail.com

Anónimo disse...

Olá amigo, muito bom o seu tópico.

Se for possível, você poderia me mandar a relação dos componentes no meu e-mail e imagens do diagrama em maior qualidade.

O e-mail é
vitor.casadei@gmail.com

Obrigado

T.M ELETRONICA disse...

ola amigo, primeiramente parabens pelo post.
gostaria de te pedir se posivel q me enviase os esquemas em melhor qualidade e lista de componemtes.
to precisando muito montar um desse.

desde já muito obrigado.

tiagor.m@terra.com.br
ou
tiagor.m@hotmail.com

CIRCUITOS ÚTEIS disse...

oi amigo, gostaria de fazer esssa montagem teria como vc me mandar a relação de componentes e esquema em melhor qualidade.....
desde ja agradeço....
meu email wdleite@yahoo.com

Unknown disse...

Ola.
Gostei muito do projeto, mas fiquei com algumas duvidas.
Poderima me manda um e-mail com o esquema e os componentes?
kausurf1@hotmail.com
Obrigado

Arcanjos disse...

pow gostei muito desse projeto..
estou finalozando um curso de eletronica e preciso de um projeto final.. Tem como vc me mando os componentes por email angelosbad2@yahoo.com.br
obrigado

Grazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rômulo Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rômulo Nunes disse...

Bom dia!! Estou precisando muito desse esquema. O problema é que a imagem tá com pouca resolução e não dá pra entender. Você pode me enviar o esquema completo e a lista de materiais para esse projeto? Obrigado antecipadamente!! Email: romulo_mcz@yahoo.com.br

Gustavo disse...

Bom dia, gostei muito do seu post.
Gostaria de fazer esse circuito poderia me mandar a relaçao de materia e fotos com melhor qualidade, obrigado desde já.
meu email, gvma_unb@hotmail.com
Gustavo

Unknown disse...

Olá amigo,antes de mais nada parabéns pelo projeto, poderia, se possivel, me mandar a lista de componentes para o testador, sem mais, grato pela atençao
Maury

maury.oliveira@hotmail.com

Unknown disse...

Olá amigo,antes de mais nada parabéns pelo projeto, poderia, se possivel, me mandar a lista de componentes para o testador, sem mais, grato pela atençao
Maury

maury.oliveira@hotmail.com

Anónimo disse...

ola tudo bom, faço redes de computadores e tenho esse projeto como trabalho semestral.
se for possivel vc me mandar o projeto completo por email me seria muito util..
obrigado
ciscokill@gmail.com

muskitinho ou doce disse...

http://eletronicanoel.blogspot.com.br/2010/12/testador-de-cabos-de-redes-local.html

Unknown disse...

Dae Armando ficou da hora seu projeto, então tem com vc me passar no meu e-mail com mais detalhes o projeto tenho que fazer no meu curso de eletrotecnica....blza um abraço agradecido!!